Inspeção e limpeza de conectores óticos

É um fato: conectores de fibra sujos e / ou danificados são uma das causas mais comuns de problemas de rede óptica. E no contexto de hoje em que os operadores devem acelerar a implantação de suas fibras e operar sob pressão de minimizar os custos operacionais , qualquer indisponibilidade ou falha na rede  podem fazer a diferença.

 

Se você está trabalhando com conectores de fibra única ou multifibras, incluindo MPO e MTP ™, ou com várias infra-estruturas ( FTTx, FTTA, DAS e pequenos ou grandes datacenters ), a inspeção correta do conector é uma prática recomendada essencial para teste e instalação de fibra e  deve ser incluído em todos os procedimentos diários de fluxo de trabalho.

Ambientes sujeitos a poeira e gases , como chão de fabrica , e ambientes com excesso de umidade são os principais candidatos a apresentarem problemas de conectores contaminados.

 

Cordões óticos sem a proteção adequada e com excesso de manuseio também acabam por serem contaminados e consequentemente contaminam as superfícies óticas do conversores gbics e stand alone.   

Para resolver isto, contamos com microscópios óticos para identificação das superfícies contaminadas e material de limpeza adequada para cada tipo de conector. 

Procedimento de testes de conector otico
Inspeção de conectores oticos
Conector oticojujo ou contaminado