Certificação e diagnóstico de redes PON/GPON

A certificação de redes PON/GPON é um processo que pode ser bem complexo. Basta lembrar que são transmitidos simultaneamente até 3 comprimentos de onda  (1310, 1490 e 1550nm ). 


A única maneira de certificar realmente uma rede GPON é através da utilização de power meter nas janelas em questão, e os resultados devem ser confrontados com os cálculos de potencia ótica definidos na fase de projeto da rede.

 
Entretanto , e somente na fase de construção da rede ótica , um OTDR padrão pode ser utilizado para diagnosticar problemas e caracterizar os eventos e curvaturas, medindo-se da ponta B para a ponta A ( ONU->OLT ) .


Porém, um grande impasse surge na fase de operação da rede: como identificar problemas de um usuário específico sem parar todo o ramo da rede onde ele se encontra?  Ou sem parar completamente a rede? Devemos lembrar que a OLT está ativa e enviando  sinal ótico pelo cabeamento , o que impede que seja utilizado um OTDR padrão.  


Para estes casos, existem OTDR´s específicos para redes PON/GPON , cujo grande segredo é a utilização de uma janela de comprimento de onda diferente daqueles utilizados pela OLT ( 1625/1650 nm ) . 


A XTECH possui OTDR´s específicos para diagnostico de redes PON/GPON. 

Certificação de rede otica passiva