top of page

Certificação de cabos multigigabit


O investimento na troca de toda uma infraestrutura de cabeamento UTP cat5e ou cat6 pode ser algo bastante oneroso.

Entretanto, existe uma solução para este problema, que passa pelo entendimento da tecnologia de cabeamento metálico NBASE-T , formalmente descrita pela especificação 802.3bz , mas também conhecida por NBASE-T , 2.5GBASE-T , 5GBASE-T , Multigigabit e outros.


Atualmente existem mais de 1,3 bilhões de pontos de rede metálica espalhados pelo mundo, sendo mais de 95% desta quantidade em cabeamento cat5e/cat6 . Isto nos remete a uma quantidade estimada de cerca de 70 bilhões de metros de cabeamento metálico cat5e/cat6 instalados. Desconsiderando o aspecto ecológico , vamos imaginar no esforço e custos envolvidos na tarefa de substituição de todo este volume de cabos.

A cerca de 20 anos foi criado um comitê denominado NBASE-T ALLIANCE, cujo objetivo , desde seus primórdios , era proporcionar uma solução para o consumo de banda crescente em redes locais , o que assombrava o futuro do desenvolvimento destas redes . O resultado desta aliança foi o estabelecimento do padrão 802.3bz e sua interoperabilidade . o que aconteceu em meados de 2015. Desde então, a NBASE-T ALLIANCE tem trabalhado para divulgar a nova tecnologia e na sua integração entre fabricantes.

Hoje, o protocolo 802.3bz é uma realidade, e já foi adotado pelos principais fabricantes de produtos de tecnologia , encontrando-se implementado em muitos equipamentos padrão de mercado , como switches, access points , roteadores , placas de rede, unidades de armazenamento e outros. É importante ressaltar que existe um crescimento na oferta de porta de switches em 5.0 Gigabits e 2.5Gigabits , que deverá alcançar cerca de 20% do total de portas vendidas até o ano de 2023, segundo consultoria especializada.


Já existem vários fabricantes fabricantes tradicionais que oferecem linhas completas de switches e access points no padrão NBASE-T , entre eles Cisco, HP Aruba , Ruckus , Extreme e outros.


Como migrar para a nova tecnologia?


Enquanto a nova tecnologia representa uma ótima notícia do ponto de vista econômico e operacional, ela causa uma certa inquietude com o pessoal de infraestrutura de rede. Temos sido abordados por muitas empresas com cabeamento Cat5e/Cat6 que nos perguntam como se beneficiar da nova tecnologia.


Em principio, se voce possuir uma boa infraestrutura de rede implementada, basta re-certificar a rede com um bom equipamento, tomando o cuidado de selecionar o padrao 802.3bz.


Caso nao tenha um bom controle da sua infraestrutura, é importante se fazer um assestment da rede atual, mapear todo o cabeamento e ativos de rede e finalmente realizar uma nova certificação de rede NBASE-T. O custo da certificação de rede é muito pequeno comparado com o investimento total de uma nova infraestrutura ( cerca de 5% ) .


Um cabeamento de categoria premium , seja ele cat5e ou cat6 , não deverá apresentar nenhuma necessidade de ajustes. Já um cabeamento padrão , onde são aceitas algumas certificações próximas do limite dos parâmetros ( o tal do PASSA* ) , poderá demandar alguma intervenção no cabeamento existente, mas nada muito dramático: apenas substituição de conectores ( ou re-grimpagem ) ou troca de alguns cabos.

Enfim, a nova tecnologia está aí e chegou para ficar . Se você precisa de uma rede com ótima performance, não poderá deixar de conhecer e aplicar esta nova tecnologia. Seguem abaixo algumas referencias adicionais sobre o assunto.

http://www.ethernetalliance.org

www.cisco.com/go/multigigabit

https://www.cisco.com/c/dam/en/us/solutions/collateral/enterprise-networks/catalyst-multigigabit-switching/nb-06-mgig-faq-cte-en.pdf

https://www.arubanetworks.com/products/networking/multi-gigabit-ethernet/

https://pt.flukenetworks.com/blog/cabling-chronicles/will-my-existing-cable-plant-support-255gbase-t

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page